Ernmas, um amor com menos de uma lauda

 


Ernmas por Eala Dorchadas


Quando eu entrei em Walonom, eu quis construir uma devoção com outras divindades além de Lugh, eu sempre gostei muito das Morrigan e de Manannam Mac Lyr, então falei com o Nathair Dorchadas sobre isso e ele me disse:


“mano quando comecei minha devoção a Morrigan mataro um doido aqui na porta de ksaaaaa”

(provavelmente não com essas palavras mas foi issaí mesmo)


e eu não lido bem com morte, não o conceito de finitude, pra mim isso é tranquilo, o que eu n lido bem é com cadáveres, e carne podre e decaimento e doenças em geral... falei isso pra ele, e ele me sugeriu buscar por Ernmas, que é a Mãe das Morrigan, mas que é uma deusa com pouquíssimo material traduzido para o inglês e que seria uma busca muito difícil.


Bom, como eu sou metido a besta, eu fui atrás, na época o reverendo Eala Dorchadas estava pesquisando sobre ela também, e inclusive pintou um lindo quadro da deusa , eu li o material que ele me passou, que basicamente é uma lista dos muitos filhos da deusa (muitos mesmo, de Eiri a Morrigan passando por outros deuses conhecidos e desconhecidos) e uma divagação etimológica sobre o significado da palavra “Ernmas” que, pelo que o autor sugere pode significar “assassinato” ou “morte por ferro”.


Tá, aí você pode me perguntar “que caralhos você quer cultuando uma deusa do assassinato?” e eu te respondo CALMALÁ MEU CAMARADINHA!


Tem algumas coisas que pensei sobre isso que quero compartilhar com você; A primeira coisa é que Ernmas é uma Tuatha dé Dannan, então ela pertence a tribo dos deuses das artes (“tribo das artes” ou “tribo dos deuses das artes” é a tradução mais acurada pro termo até agora, pois é... nada de tribo da deusa dana... também fiquei chocado, mas passa... eu acho) sendo assim, ou ela é uma artista, ou, no mínimo é respeitada por eles; sendo uma Tuatha e uma deusa Celta, o paradigma celta sobre deuses se aplica a ela, ou seja, Ernmas NÃO é a deusa do assassinato, assim como Brigit não é a deusa da cura ou da poesia, elas são deuses, e sendo assim, podem atender seus devotos em quaisquer aspectos de suas vidas. Sendo Ernmas mãe de uma porrada de deuses, eu posso presumir que ela é em parte responsável pela educação e “treinamento” desses deuses (admito que este ponto é bem frágil e especulativo, além disso ele faz parte do MEU culto domestico a esta deusa, e não da crença geral da ordem sobre a mesma) e por ultimo, tendo ela Morrido durante a primeira batalha, posso dizer que ela é uma guerreira.


Tem mais umas coisas bem especulativas que vou dizer aqui, MAS QUE FIQUE CLARO QUE N É UMA CRENÇA GERAL DA ORDEM, apenas especulação minha mesmo.


Sabemos que parte da religião celtica folclórica era um tipo de “culto invertido”, as pessoas realizavam praticas e faziam oferendas para manter alguns espíritos longe, como eu tenho quase certeza que li em algum lugar e não lembro onde, especula-se que o culto a Crom, tinha como objetivo deixar o deus calmo e bem longe do povo... ok agora to inseguro de continuar essa divagação mas vamos lá, se eu falar merda algum sacerdote ou sacerdotisa vai me corrigir nos comentários do post.... socorro... continuando


Se o nome Ernmas significa realmente “morte por ferro” o que é um nome bem assustador, será que eu posso interpreta-la como uma deusa que defende o povo contra os Sidhe mau intencionados? Porque tipo... ferro afasta os sidhe... mas ao mesmo tempo, os deuses também são sidhe.... o que caracterizaria ela como uma deusa assassina já que ela mataria seu próprio povo?


Bom, o que eu mais amo sobre essa deusa, é o mistério, as charadas a decifrar, os segredos a serem descobertos, e claro, o fato de ela ser mãe, tanto de Morrigan, quanto de Eiri.


Esta é a prece que eu compus a ela


“Ernmas, antiga senhora de muitos filhos

me ensina sobre ti

pisa sobre meus inimigos”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A jornada até aqui

Devoção